Institucional

Histórico da AMESGO 

AMESGO - No primeiro dia do mês de abril de 1989, no salão da Câmara Municipal de Cachoeira Alta, às 10:00 horas da manhã, teve início uma reunião promovida pelo prefeito municipal de Cachoeira Alta, Dr. PAULO RODRIGUES DE FREITAS, com presenças dos prefeitos de São Simão, Caçu, Itarumã, Itajá, Aporé e Serranópolis.

O objetivo daquela reunião, dentre outros, era formação de uma associação com vista ao fortalecimento político e econômico dos municípios do extremo sudoeste goiano, que ao longo do tempo só tem sido lembrados em épocas eleitorais. Nascia ali a ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUDOESTE GOIANO - AMESGO.

Hoje, decorridos mais de 25 anos de sua criação, AMESGO não só representa politicamente os municípios da região Sudoeste do estado de Goiás, mas também presta serviços diretamente ligados à melhoria da administração pública municipal, buscando fortalecer a capacidade administrativa, econômica, financeira, social e cultural dos municípios membros, prestando-lhes assistência técnica e operacional. 

 

Estrutura Administrativa 

 

Todas as deliberações da AMESGO são tomadas em Assembléia Geral, por maioria dos filiados presentes. A escolha do presidente é realizada sempre no mês de Janeiro, por votação secreta dos integrantes da Associação, que é organizada com base na seguinte estrutura:

* Diretoria Executiva:

Composta do Presidente, Vice-Presidente, Segundo Vice-Presidente e o Tesoureiro, escolhidos entre os prefeitos dos municípios associados. O Presidente deve-se nomear o Secretário Executivo.

* Diretoria Parlamentar:

Composta do Presidente, Vice-Presidente e o Segundo Vice-Presidente, escolhidos entre os Vereadores de Câmara dos municípios associados.

* Diretoria Feminina:

Composta da Presidenta, Vice Presidenta e a Segunda Vice Presidenta, escolhidas entre as Primeiras Damas dos municípios associados.

* Conselho Fiscal:

Composta pelo Primeiro Membro do Conselho, Segundo Membro do Conselho e Terceiro Membro do conselho, escolhidos entre os Vereadores das Câmaras Municipais dos Municípios associados.

A eleição para eleger as diretorias da AMESGO acontecem em reunião Ordinária dentro do mês de janeiro, já a posse das diretorias eleitas acontecem no 1° dia do mês de fevereiro no município do presidente eleito. Sendo que o mandato de cada presidente vai de 01 de janeiro do corrente ano até 31 de janeiro do ano seguinte.